XXII Congresso Nacional da Cobrapol empossa nova diretoria e debate Lei Orgânica das Polícias Civis

O XXII Congresso Nacional da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), realizado nos dias 23 e 24 de agosto em Brasília, além de empossar a nova direção da entidade, fez uma discussão aprofundada sobre os rumos da Lei orgânica Nacional da Polícia Civil no Congresso Nacional. Infelizmente, o projeto apresentado pela COBRAPOL, em conjunto com a ADEPOL (Associação Nacional dos Delegados de Polícia), sofreu importantes alterações por parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que descaracterizaram de forma drástica a proposta original. Essa postura do Governo Bolsonaro, provocou uma grande insatisfação nos Policiais Civis em todo o país. A disposição demonstrada pelos participantes do Congresso, é de lutar pela restituição do texto original, elaborado de forma democrática e fruto de uma longa negociação entre as entidades representativas dos trabalhadores da Polícia Civil.

“As lideranças presentes no evento destacaram que o Governo Federal não está alinhado à necessidade da sociedade e que não tem nenhum compromisso com os policiais civis. Faz mais de 29 anos que o primeiro normativo foi encaminhado para a Câmara dos Deputados com o objetivo de aprovar a Lei Orgânica. Nos últimos dois anos e meio houve um entendimento do texto entre a Cobrapol e Adepol, mas mesmo assim o Ministério da Justiça e Segurança Pública destruiu o nosso texto. Essa proposta atual do Governo Federal não será aceita pelos policiais civis”, ressaltou Adriano Bandeira, presidente da Cobrapol.

O Congresso também destacou a importância da eleição de candidatos da categoria, nas eleições de outubro. A presença de Policiais Civis comprometidos com as pautas da categoria, é de grande importância, particularmente, no debate sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil.

Ex-ministro da Justiça destaca necessidade do apoio da sociedade à Lei Orgânica da PC

O advogado, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, proferiu uma palestra durante o Congresso, onde abordou a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil. Em sua palestra, José Eduardo Cardoso destacou a necessidade dos (as) Policiais Civis construírem uma estratégia política para conquistar o apoio da sociedade ao Projeto apresentado pelas entidades. De acordo com o ex-ministro, somente a mobilização dos Policiais Civis não será capaz de fazer com que os parlamentares aprovem a nova Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil. As entidades precisam convencer a sociedade a abraçar a proposta, demonstrando que a reestruturação das Polícias Civis em nível nacional, possibilitará uma uniformização na estrutura e no funcionamento das instituições em todo o país, resultando em um serviço de segurança pública muito mais capacitado e eficiente, que trará mais segurança para a sociedade como um todo.

O Presidente da FEIPOL-Sul, Fabio Castro, ressalta a necessidade de a categoria priorizar a discussão sobre a nova Lei Orgânica. “As entidades devem transformar a aprovação da Lei Orgânica das Polícia Civis em prioridade máxima da categoria no próximo período. Precisamos aproveitar o início de uma nova legislatura para recuperarmos o Projeto original. Os (as) policiais civis em todo o país, têm que pressionar os candidatos a deputado federal e senador, comprometendo-os com essa discussão e com a recuperação do nosso projeto, colocando-o em discussão em regime de urgência logo no início do próximo ano. Não podemos esperar mais nada desse governo. O Presidente Bolsonaro não cumpriu nenhuma das suas promessas, tendo desconsiderado uma discussão de vários anos, feita pelos policiais civis, alterando pontos fundamentais do nosso projeto”, concluiu Fabio Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Education Template